cores vibrantes nos desenhos ancestrais

Artesanato Yawanawa

Um povo orgulhoso de suas cerimônias, rituais, danças, cantos, pinturas faciais e corporais, não poderia faltar com seus adornos tradicionais, que o diferenciam de outros povos.

O planeta é um grande organismo vivo

e a Floresta Amazônica é parte importante desse sistema. No coração da Floresta, vive o Povo Yawanawa em uma área de, aproximadamente, 200 mil hectares protegida ao longo de gerações. São 8 aldeias com mais de 1.200 pessoas.

Uma das mais importantes fontes de renda do povo Yawanawa se baseia na troca de saberes – sempre estiveram abertos para receber visitantes que podem, não só conhecer mais dessa cultura, como também podem experienciar a vida na Floresta e toda essa inter-relação de cuidado e preservação.

Esse formato de sustentabilidade foi alterado por causa do novo Coronavírus – foi necessário recolhimento, passaram a não receber mais visitas e, sem as visitas, a fonte de renda dessas famílias desapareceu.

É hora de retribuirmos todo esse cuidado com a Floresta, hora de garantirmos a preservação da vida e da cultura Yawanawa.

Junte-se a nós nessa campanha – apoie e faça sua doação.

Artesatato em Destaque

As pulseiras confeccionadas de missangas, levam consigo desenhos da força da tradição Yawanawa,  do mundo cosmológico.

Os Yawanawa

Sobre o Artesanato Yawanawa

Um povo orgulhoso de suas cerimônias, rituais, danças, cantos, pinturas faciais e corporais, não poderia faltar com seus adornos tradicionais, que o diferenciam de outros povos.

A combinação das cores vibrantes nos desenhos ancestrais, a pegada pulsante como parte da cultura milenar, fazem com que o arte dos Yawanawa, tenha sua própria identidade e vida própria diferenciando de qualquer outro povo indígena amazônico.

As pulseiras e colares

As pulseiras confeccionadas de missangas, levam consigo desenhos da força da tradição Yawanawa,  do mundo cosmológico. E a materialização das visões das noites de Uni (Ayuahuasca) que temos do mundo mundo dos espíritos, transformados em desenhos como forma de proteção e beleza para quem usa. 

Quem usa uma pulseira Yawanawa, está ajudando a preservar uma arte milenar, ajudando a proteger um território de quase 200 mil hectares, contribuindo para que as expressões culturais e espirituais do povo Yawanawa se perpetuem para estase e as futuras gerações 

Quem somos

Somos uma organização indígena, a Associação Sociocultural Yawanawa – ASCY, e uma organização sem fins lucrativos, que representa, o povo Yawanawa das aldeias: Matrixa, Amparo, Yawarani, Sete Estrelas, Tiburcio, Escondido e Mutum. 

A ASCY – é um instrumento político na defesa dos direitos dos Yawanawa, no tocante a proteção territorial, fortalecimento da cultura, da preservação da língua, das expressões artística, manifestação cultural e espiritual Yawanawa. A ASCY tem firmado parcerias  com instituições governamentais, não-governamentais, empresas públicas e privadas, como forma de criar mecanismos que gerem renda sem destruir nosso meio ambiente e assegure a permanência física de nosso povo em nosso território.

Shopping Cart
Rolar para cima